PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

terça-feira, 12 de julho de 2011

FEITO NA NOSSA SRM: Pescaria das Boas Atitudes

Esta atividade leva uma brincadeira para a Sala de Recursos, sendo uma forma lúdica de ensinar sobre boas maneiras e atitudes que formam o carater humano e são importantes para um bom convívio.
Prepare peixinhos coloridos e em cada um deles coloque atitudes boas e ruins, como: confusão, amizade, fidelidade, inveja, bondade, egoísmo, respeito, desobediência, etc.
A ideia é forrar uma caixa de papelão, colocar pedacinhos de isopor dentro junto com os peixes de EVA com as atitudes coladas no verso do peixinho, digitadas. Devem ser providenciadas varinhas que podem ser feitas de cabos de vassoura ou galhos de árvores, com uma linha e um ganchinho na ponta (clips aberto). Quando pescarem, devem dizer se o peixe deve ir para o cesto de atitudes boas ou para o lixo. A pró deverá problematizar cada atitude contida nos peixes, para que o aluno relacione com comportamentos cotidianos.


Além desta ideia, use colocar todos os peixinhos na mesa e fazer a separação dos peixes junto com eles também problematizando um a um.
É legal ainda contar uma história que contemple alguma das boas ações contidas na pescaria, ou até mesmo criar uma história com eles, nesse objetivo. Carla Cinara/AEE


Nenhum comentário:

Postar um comentário