PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Momento ímpar: Conversa com o fonoaudiólogo Ailton Cerqueira





Na Atividade Complementar do dia 02 de junho de 2011, as professoras que fazem Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais de Jacobina, tiveram a oportunidade de conversar com o fonoaudiólogo Ailton Cerqueira, o qual já atende e acompanha vários alunos da clientela das Salas de Recursos Multifuncionais de nossa cidade.

Na ocasião, Cerqueira citou que atende o alunado com falhas de comunicação, linguagem(oral e escrita) e aprendizagem (barreiras intelectuais ou neurológicas), ressaltando que não contempla casos de tais falhas decorrentes da falta de organização didático-metodológica do meio escolar.

Exemplificou que não ensina libras, mas trabalha as limitações que o aluno possa ter para adquirir esta aprendizagem.

Ailton desmistificou a ideia de que aluno que não fala nem usa libras não se comunique, vez que há diversas maneiras de expressar o que se quer ou se pensa. Informou que as funções auditivas não são úteis apenas para a fala, mas para identificar sons de alerta, como barulho de carros no trânsito, por exemplo.

O fonoaudiólogo firmou parceria com os AEEs, pedindo que a equipe encaminhe a demanda de suas escolas para que tenham um atendimento fonoaudiológico e a partir daí um acompanhamento se necessário for.

Nenhum comentário:

Postar um comentário